» » » CBO - Classificação Brasileira de Ocupação

O QUE É A CBO 2002?

A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva. Instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares.


FUNÇÃO ENUMERATIVA

A função enumerativa da CBO é utilizada em registros administrativos como a Relação Anual de Informações Sociais - Rais, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged, Seguro Desemprego, Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física - Dirpf, dentre outros. Em pesquisas domiciliares é utilizada para codificar a ocupação como, por exemplo, no Censo Demográfico, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad e outras pesquisas de institutos de estatísticas como o IBGE e congêneres nas esferas dos estados e dos municípios.


FUNÇÃO DESCRITIVA


A função descritiva é utilizada nos serviços de recolocação de trabalhadores como o realizado no Sistema Nacional de Empregos - Sine, na elaboração de currículos e na avaliação de formação profissional, nas atividades educativas das empresas e dos sindicatos, nas escolas, nos serviços de imigração, enfim, em atividades em que informações do conteúdo do trabalho sejam requeridas.


A ESTRUTURA


A nomenclatura ou estrutura da CBO é o conjunto de códigos e títulos que é utilizada na sua função enumerativa. É uma estrutura hierárquico-piramidal composta de:

Estrutura Sigla CBO94 CBO2002
Grandes Grupos
Subgrupos Principais
Subgrupos
Grupos de base ou famílias
Ocupações
GG
SGP
SG
GB
O
8
-
86
353
2.356
10
47
192
596
2.422


GRANDES GRUPOS - TÍTULOS



CBO 2002 - Grandes Grupos / Títulos Nível de Competência
0 Forças Armadas, Policiais e Bombeiros Militares Não definido
1 Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas e gerentes Não definido
2 Profissionais das ciências e das artes 4
3 Técnicos de nível médio 3
4 Trabalhadores de serviços administrativos 2
5 Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados 2
6 Trabalhadores agropecuários, florestais, da caça e pesca 2
7 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais 2
8 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais 2
9 Trabalhadores de manutenção e reparação 2


- Consulte o CBO

Ex: Gerente de Recursos Humanos - CBO 1422-05 - Clique sobre o nome e veja a descrição do cargo.


Fonte: Ministério do Trabalho, portaria ministerial nº. 397.

Postador vanderleimoraes

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta