» » » » Como Calcular o Turnover (Rotatividade)

Por: Vanderlei Moraes

Cada vez mais utilizado  pelo setor de Recursos Humanos, o termo “turnover” também conhecido como “rotatividade” traduz, na verdade, o percentual de substituição de funcionários que uma empresa possui, servindo assim, como indicador da saúde organizacional, ou seja, o giro entre entradas e saídas de uma empresa.

Dependendo do tipo de organização, se o turnover tiver um alto percentual, por exemplo maior do que 5% (Alguns especialistas dizem ser o indíce médio aceitável, mas quanto menor o indíce mais saudável a empresa) indica que algo está errado na organização. É o momento de analisar o por quê dessa alta rotatividade, TURNOVER pode ser considerado como sinônimo de perda de produtividade, de lucros e da saúde organizacional. Impacta diretamente na motivação pessoal e no comprometimento, que acaba gerando ainda mais absenteísmo, mais rotatividade, criando com isso uma bola de neve para a empresa.

Como Calcular o Turnover:

Trata-se de um cálculo simples, que pode variar conforme a necessidade da empresa, podendo ser aplicado em departamentos e linhas de produção diferentes, sempre avaliando a taxa de índice aceitável. 

Segue Cálculo:       Entrada + Saída 
                                             2                              x   100
                             Total de Funcionários 


Dados:

Admissão no Mês ------- 25 (entrada)
Demissões no Mês  ----- 20 (saída)
Total Funcionários ----- 300 (total)

Então: 25 + 20 = 45 / 2 = 22,50 (Média Entrada e Saída)

25,5 / 300 = 0,0750 x 100 = 7,5% (Multiplica-se por 100 para chegarmos ao percentual)

Essa empresa teve no mês "x" 7,5% de turnouver.

O cálculo também pode ser utilizado por períodos, trimestres, semestres, bimestres, ou até anualmente. Pois em algusn casos empresas trabalham com produtos sazonais e em certo período do ano a produção é miníma, então aconselha-se uma média anual para chegar à um valor mais preciso.

Aos interessados enviem um e-mail para admvanderlei@yahoo.com.br e solicitem uma planilha de excel para cálculo de Turnover e Absenteísmo, ou solicete por comentário deixnado seu e-mail para contato.

Vanderlei Moras: Administrador de Pessoal especializando em Gestão de Pessoas



Postador Vanderlei Moraes

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

10 comentários:

  1. Vanderlei, parabens pela matéria. É um assunto bem interessante. Considero o Turnover objetivo quando se faz o acompanhamento da produtividade. Se não houver evolução positiva, então é razoavel aplicá-lo. Também pode ser utilizado quando funcionarios, em determinados setores não correspondem às expectativas e ao que foi contratado. Mas, e quando a empresa tem um ritmo crescente? Tal prática não gera uma preocupação e consequente queda de produtividade?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Renato, realmente trata-se de um assunto muito discutido e há controversias, mas, para mim é uma ótima ferramenta. Sua pergunta me martela a cabeça até hoje, penso que pode ser feito da seguinte maneira: Nestes casos o indice de contratações serão consideráveis, então podemos cálcular de forma a não somar certas admissões, exemplificando poderiamos considerar como pós substituição, retirando assim entradas que vem para aumento de quadro, ou em novos funções. Neste caso somariamos apenas a rotação entre funcionários que saem e/ou são substitídos, as novas vagas que se fizerem necessárias em referência ao crescimento não serão colocados na média.

    E uma grande rotatividade causa preocupações quando o processo é negativo e de substituição, quando é as contratações vem para somar e aumentar o quadro é visto com bons olhos.

    Espero ter sido Claro.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Por favor me envie a planilha de turnover (karlos_dudu@hotmail.com / carlos.sousa@bilden.com.br)

    Parabéns pela matéria.!

    ResponderExcluir
  4. Karlos, o material foi enviado para os e-mails citado. Nós do Portal Gestão de Pessoas agradecemos sua visita e esperamos que possa voltar mais vezes!


    Sucesso

    ResponderExcluir
  5. olá, como faço para calcular a rotatividade anual de uma empresa???Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Favor enviar planilha para cálculo de rotatividade. Agradeço.
    e-mail danielbittencourt@globo.com

    ResponderExcluir
  7. Favor enviar planilha para cálculo de rotatividade.
    e-mail rodrigues_martins7@hotmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Olá Bom dia!
    Favor enviar planilha para cálculo de rotatividade e absenteísmo para: suellem.nila@gmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Olá, bom dia!
    Poderia enviar a planilha para meu email patty.chieri@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Olá, bom dia!
    Poderia enviar a planilha para meu email yglid.camila@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Carregando...