» » » » » Conectividade Social ICP - Como se registrar - 10 Passos

Download do Curso Conectividade Social ICP - Clique Aqui


Leia Também (Posts Atualizados) - Como Registrar sua Empresa no CNS - ICP
                                                      - Como Outorgar Poderes no CNS - ICP


Por Vanderlei Moraes

Visto a necessidade de adaptação e agilidade do sistema da Caixa Economica Federal relativo aos processos referentes a transmissão e movimentação de GFIPS, GRRF, RDT's e demais funcionalidades do programa Conectividade Social a C.E.F disponibilizou uma nova versão do Programa, o Conectividade Socil ICP. Juntamente com um novo programa surgem as dúvidas de como fazer para ter acesso, como fazer o registro, dentre outras. E por haver essa necessidade, nós do Portal Gestão de Pessoas estamos disponibilizando este passo-a-passo de como se registrar no CNS-ICP e ter acesso ao ambiente restrito aos Certificados Digitais.


Mas lembrem-se, a empresa tem que ter cadastrado um certificado digital, e-CNPJ ou e-CPF. O mesmo pode ser emitido em qualquer Autoridade Certificadora - Aconselhamos o Correio (clique aqui), e em qualquer tipo de midia (disket, token, CD, DVD, Pen Drive, Smart Card, etc). O Certificado Digital é universal, de forma que pode ser utilizado para acessar ao novo Conectividade Social ICP, e qual outro sistema, de qualquer outra instituição, que aceite o certificado digital, inclusive as declarações da Receita Federal. 

Tendo cadastrado o Certificado Digital, vamos aos passos para registro no Ambiente CNS-ICP.

1° Passo: Acesse o Site - https://conectividade.caixa.gov.br - no momento em que o ambiente for acessado ele vai pedir para que se escolha o certificado digital a ser usado. Selecione o ativo.

(clique na imagem para ampliá-la)

2° Passo: Você será redirecionado para o sistema fechado no CNS-ICP. Confirme se no canto superior esquerdo o nome do responsável pelo certificado digital está correto, se estiver tudo ok clique em continuar.
(clique na imagem para ampliá-la)

3° Passo: O site irá fazer um comunicado dizendo que a próxima tela abrirá uma lista para cadastro do perfil da empresa, clique em aceito e depois em continuar.
(clique na imagem para ampliá-la)

4° Passo: Abrirá uma lista com alguns perfis de empresa, selecione aquele que você e/ou sua empresa se enquadrarão.

5° Passo: Selecionado o Perfil da Empresa, aparecerá uma pagina dizendo que você deve comprovar o seu enquadramento no perfil listado. Você fará isso indo a uma agência da C.E.F com os documentos de cadastros de sua empresa, os mesmos que eram utilizados no antigo cadastro do conectividade em disket. Cartão CNPJ, contrato social, estatuto, contrato de arrendamento registrado, copia rg e cpf do titular do registro e comprovante de residência.
(clique na imagem para ampliá-la)

6° Passo: A seguinte tela é a de habilitação dos serviços a serem utilizados com o CNS-ICP, deixe todos os itens marcados e clique em continuar.
(clique na imagem para ampliá-la)

7° Passo: O site irá abrir um executável para registro e autenticação da página, clique em executar.
(clique na imagem para ampliá-la)

8° Passo: Se abrirá uma pagina com um termo do contrato, leia-o atentamente, lá estarão descritos os serviços prestados pelo sistema, obrigações e direitos. Se estiver de Acordo, clique em "Aceitar o Termo".
(clique na imagem para ampliá-la)

9° Passo: Seu pré-registro estará concluído, se abrirá uma tela com os dados do termo de contrato. Imprima essa tela e leve-a juntamente com os documentos de enquadramento de sua empresa a C.E.F. Aconselhamos também que salve uma cópia do termo do contrato em seu computador.
(clique na imagem para ampliá-la)

Feito o pré-registro, vá à uma das agências da caixa para concluir o registro com os documentos de enquadramento da empresa. Como dito a cima, seria como o registro do Conectividade Social Empregador, com o Disket, a diferença é que não serão mais utilizados os programas "Cliente de Certificação" e nem o "Conectividade Social". O sistema será utilizado 100% via Web a partir de 05/2011. Mas fiquem tranquilos, o conectividade social empregador (modelo em disket) para os já cadastrados poderá ser usado até 12/2011, período o qual todas as empresas terão para se adaptar a nova versão.


Retificando: OS 10 PASSOS DESCRITOS ACIMA SÃO NECESSÁRIOS APENAS PARA:


- Agente arrecadador - Instituições financeiras
- Agentes Financeiros FCVS - Bancos, Institutos e órgãos integrantes do SFH
- Agente Moradia 
- Sindicatos
- SRTE - Superintendencias do ministério do trabalho


As demais empresas no 3° Passo já poderão acessar o ambiente restrito, sendo assim não há necessidade de encaminhar doc. para a caixa.

Leia também - Certificado Digital para CEI.

Vanderlei Moraes: Administrador de Pessoal e especializando em Gestão de Pessoas.


Postador vanderleimoraes

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

9 comentários:

  1. Bom dia amigo, vc poderia me dizer se esse novo Conectividade Social ICP vai funcionar no FireFox novo ou ele vai ser que nem o antigo que só funciona no IE 8?

    ResponderExcluir
  2. Olá Erlon, tudo bem?
    Então meu caro, eu também trabalho em um Sindicato e não tenho o acesso também. Esse problema se da em razão do grande acesso e da instabilidade, se trata de algo novo certo!? então te aconselho a esperar.

    Veja também essa tabela de erro e ação (http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/fgts/conectividade_social/CNS_ICP_ERRO-A%C7%C3O_V1.pdf)

    Att

    ResponderExcluir
  3. Prezados,
    Bom Dia,
    Gostaria de saber se um certificado autorizado, por uma certificadora da FENACON, para acesso na Receita, podereia acessar o Conectividade ICP? Ou Terei que fazer outro Certificado?

    ResponderExcluir
  4. Por favor, no caso de matriz e filial,muitas empresas utilizam a certificação atual centralizada na matriz. E com a nova certificação? A filial está obrigada ao cadastro de certificado digital ICP ou continuará centralizada na Matriz?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!

    Quem já possui o certificado A1 é obrigado a fazer o A3 ou poderá esperar o A1 vencer o prazo de 1 ano?

    Att.
    Jeniffer

    ResponderExcluir
  6. Acessando pelo IE aparece sempre a mensagem: Request Entity Too Large

    O que pode ser?

    ResponderExcluir
  7. Ana, boa tarde. Com certeza é uma falha no acesso, visto que eles estão mudando o sistema essas falhas estão sendo corriqueiras. Liguei no 0800 e me disseram para aguardar e ir tentando.

    Sugiro o mesmo.

    att

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde.
    Presto serviços para o Sindicato Rural de Guaíra-SP, onde alguns produtores possuem mais de uma propriedade.
    Nesses casos, é possível adquirir apenas um certificado do tipo E-PJ que represente todos os CNPJs/CEIs de um mesmo produtor?
    Obrigado,
    Francisco.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Francisco.
    Referente aos produtores rurais não existe nada em concreto ainda, certo é que terão que fazer um e-cpf, agora como se terão que fazer um para cada CEI ainda não está claro.

    Assim que soubermos com exatidão disponibilizaremos aqui.

    Continue acompanhando.

    att

    ResponderExcluir