» » Matriz BCG


Desenvolvida pela Boston Consulting Group para analisar e rever o posicionamento das empresas no mercado. A matriz é composta por 2 extremos e 4 pontos representando a participação de mercado e sua faixa de crescimento.

Começamos pelo quadrado inferior esquerdo que se compreendem como sendo as vacas leiteiras e/ou geradores de caixa. São produtos e serviços com alta participação relativa de mercado em um mercado com de baixo crescimento.

O quando inferior direito engloba os produtos/serviços chamados abacaxis, ou cachorros (tem surgido a expressão “bichos de estimação” para não dar uma idéia pejorativa). São produtos com baixa participação de mercado em um mercado de baixo crescimento.

Já o quadrado superior direito, é chamado de oportunidades/Interrogação. São produtos com baixa participação de mercado, mas em um mercado com grande potencial de crescimento, enfim, “oportunidade”.

E por último, no quadrado superior direito estão as “ESTRELAS”, o próprio nome já é sugestivo. Trata-se de produtos/serviços com alta participação em um mercado com alto crescimento.

A matriz se torna de fácil entendimento quando observamos seus extremos, se considerarmos um produto/serviço bem posicionado em um mercado com alto grau de crescimento, com certeza será uma estrela. Em contra partida uma produto com baixa participação em um mercado parado, só pode ser um abacaxi.

Postador vanderleimoraes

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta