» » Descrição e Análise de Cargos

Por: ¹Vanderlei Moraes

Como ponto de partida para compreensão do assunto temos que entender o que é um cargo e no que ele se baseia.

Tarefa - refere-se a atividades repetitivas, como por exemplo cargos operários.

Atribuição - refere-se a atividades mais direcioandas, como por exemplo mensalistas.

Função - conjunto de tarefas exercida de maneira sistemática por um indivíduo, que sem ocupar o cargo desempenha tal função.

Cargo - é um conjunto de funções.

Descrição de cargos - é o processo que em suma, visa enumerar o conjunto de tarefas, atribuições e funções realizadas pelo colaborador em determinado cargo. Seria representar por escrito o que se realiza no dia-a-dia.

Descrever um cargo, é também evidenciá-lo no organograma da organização, defininindo sua posição e a quem deve prestar responsabilidade, ou seja, quem é seu supervisor. É também relacionar as tarefas, os deveres e responsabilidades do cargo.

Análise de Cargos - enquanto a descrição de cargos se preocupa com o conteúdo, que faz, quando faz, como faz e por que faz, a análise estuda e determina os requisitos qualitativos para desempenhar a função, ou seja, as responsabilidades envolvidas, o grau de instrução, a capacidade de desenvolvimento. Ela se concentra em quatro requisitos: Mentais, fisícos, de responsábilidade e condições de trabalho.

Descrever e análisar cargos é também o caminho para se definir a remuneração do colaborador, pois à partir dele temos o conhecimento do que está sendo realizado, como deve ser realizado e quem deve realizar, assim sendo, avalia-se um justo valor para tais exercícios, levando em consideração sempre o grau de complexidade, conhecimento exidigo e ambiente de trabalho.

¹Vanderlei Moraes: Administrador de Pessoal e Especializando em Gestão de Pessoas.

Postador Vanderlei Moraes

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

1 comentários:

  1. Obrigado por sua visita em nosso blog! E parabéns por seu trabalho!
    Te mandamos um email,
    esperamos trocar figurinhas!

    ResponderExcluir