» » » » » Retenção de talentos - o novo desafio das empresas


No meio corporativo, onde as mudanças e demandas gerenciais são cada vez maiores, é cada vez mais importante saber identificar e principalmente reter os talentos nas empresas. O grande desafio está em conciliar as necessidades e valores das corporações aos anseios profissionais dos jovens da chamada geração Y, que tem uma visão nada tradicional do ambiente de trabalho ideal, e que busca reconhecimento e reais oportunidades de crescimento.
Os jovens profissionais da geração Y, nascidos nas décadas de 80 e 90, cresceram em meio às novas tecnologias como a internet e o celular, têm um perfil completamente diferente da geração anterior, mais conservadora e chamada de Baby Boomers, e a pressa por ascensão profissional é outra de suas características.


Estes profissionais de 20 e poucos anos, em grande parte recém formados, investem em suas formações, e desejam aplicar tudo aquilo que aprenderam para ter uma rápida ascensão na carreira, e para retê-los, as empresas e os gestores devem estar preparados. Os líderes têm a responsabilidade de identificar e desenvolver o potencial desses jovens talentos, motivar e situá-los sobre a cultura da empresa, transmitir seus conhecimentos e criar um bom ambiente de trabalho. 
Para mantê-los é preciso ainda, oferecer trabalhos desafiadores, reconhecimento e feedbacks constantes, remuneração compatível com os cargos e funções desempenhadas, planejamento de carreira, experiências que gerem novos conhecimentos e crescimento, como também um ambiente de trabalho flexível e mais casual.
Tudo isso aliado a um bom gerenciamento das competências individuais de cada colaborador pode resultar em ótimos resultados para as empresas, pois o profissional da geração Y quando encontra um cenário favorável ao desenvolvimento de suas potencialidades e a realização das ambições pessoais e profissionais, é dedicado ao seu trabalho, veste a camisa, mostra compromisso e aderência à cultura da empresa, o pode gerar inovações e grandes resultados para ambas a partes.
Se você é gestor, líder prepare-se para identificar e principalmente, para saber lidar com essa nova geração, que realmente tem grandes expectativas profissionais, confia em sua capacidade, e por isso, tem pressa por resultados. Do contrário, você verá seus possíveis talentos migrarem para as empresas concorrentes, e usando as qualidades que você ignorou, contra você. Fique atento!


Siga nosso post no Twitter: @gp_portal

José Roberto Marques é um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com experiência de mais de uma década atuando como Coach e 25 anos no Desenvolvimento de Pessoas. É Presidente e Fundador do Instituto Brasileiro de Coaching. Master Coach Trainer pela Graduate School of Master Coaches (EUA/UK/AUSTRÁLIA). Possui certificações internacionais pelos mais diversos e respeitados órgãos e instituições de Coaching mundiais: Global Coaching Community (GCC), European Coaching Association (ECA), Metaforum International, International Association of Coaching Institutes. É Administrador de Empresas e Gestor de Pessoas há 25 anos. Psicoterapeuta e Trainer em Programação Neurolinguística, MBA em Gestão Empresarial e de Pessoas. Especialista em Linguagem Ericksoniana, Treinamento Comportamental e Desenvolvimento Organizacional

Postador vanderleimoraes

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta