» » A arte de recrutar e selecionar profissionais

O artigo fala a respeito de aspectos relacionados a recrutamento e seleção que geralmente são esquecidos

Realmente, recrutar e selecionar profissionais é uma arte, chamo de arte, pois conforme definição do dicionário Aurélio esta palavra significa o “modo pela qual se obtém êxito; habilidade” e realmente é preciso se entender muito bem as técnicas de recrutamento e seleção e o que está por trás deste e ter a habilidade para que este processo seja assertivo.

A maioria da literatura existente nesta área vai falar muito da parte técnica (meios de recrutamento, como realizar as entrevistas, etc), porém, acredito que antes mesmo da parte técnica é necessário que se introduza a idéia de perfil de vaga e perfil de candidato.

É evidente, mas ainda existem alguns profissionais que por quererem agilizar o processo parecem ignorar que existe toda uma dinâmica de acontecimentos em volta de uma contratação que precisam ser analisados. Posso afirmar que a contratação de um novo colaborador se inicia no momento em que o outro profissional que ocupava a vaga está se desligando da empresa, sendo de extrema importância a execução de uma entrevista detalhada de desligamento, pois esta poderá esclarecer pontos antes não visualizados e ajudar a compor um novo perfil de vaga.

Antes de se iniciar o processo de recrutamento e seleção faz-se necessário avaliar a cultura, a missão e os valores da organização, entender os motivos pelos quais as pessoas contratadas anteriormente para o cargo não permaneceram e principalmente analisar o perfil de quem será o chefe imediato da pessoa a ser contratada (por exemplo, um chefe extremamente autoritário precisará de pessoas com perfil mais submisso e assim por diante).

Seja para um cargo de nível estratégico ou de nível gerencial o processo deve ser tratado com o mesmo cuidado, uma vez que os potenciais candidatos a vaga ofertada também são uma forma de disseminação de idéias positivas ou negativas a respeito da empresa, e um candidato mal selecionado poderá se desligar rapidamente acarretando instabilidade no grupo de trabalho, perda de tempo e dinheiro da empresa investindo no profissional com perfil incorreto, entre outras situações desagradáveis. Outro ponto importante para um recrutamento e uma seleção mais assertivas trata-se do perfil de vaga. 

Após levantar as informações acima e entender o perfil comportamental esperado do candidato faz-se necessário levantar os conhecimentos e experiências inerentes ao cargo, bem como a escolaridade, cursos que deva possuir, se deve ter disponibilidade de horários e para viagens, a questão salarial (sempre é interessante trabalhar com uma margem de salário a fim de não restringir muito) e outras características relevantes. Uma vez com estas informações em mãos, é que se deve iniciar o processo de recrutamento. 

Como pode-se notar, o processo de recrutamento e seleção é uma arte muito mais complexa do que apenas selecionar currículos e realizar entrevistas, exigindo bastante habilidade e tato por parte do entrevistador, sendo que este deve estar devidamente capacitado para exercer a função e deve realmente obter um perfil completo da vaga a ser trabalhada.Espero com este artigo ter proporcionado uma reflexão maior sobre a importância deste processo tão minucioso e estratégico que por vezes torna-se menosprezado acarretando em falhas significativas na exatidão da contratação.

Claudia do Valle Ribeiro Ludescher – Formada em Psicologia e pós-graduada em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas. Atuou há 4 anos na área de Recrutamento e Seleção onde conduziu processos seletivos dos mais diversos níveis hierárquicos e volumes. Hoje é profissional autonoma na área de aconselhamento de carreira e análise de perfil profissional.


Siga os posts do Gp Portal no Twitter @gp_portal





Postador vanderleimoraes

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta