» » O lado bom do Desenvolvimento

Por Vanderlei Moraes¹

Desenvolvimento em geral é um processo de melhoria, que implica na mudança, crescimento ou evolução de um ser. Tanto na vida profissional quanto na pessoal se desenvolver deveria fazer parte do cotidiano das pessoas, pois o retorno é simplesmente impressionante.

No ambiente empresárial a ferramenta "desenvolvimento" vem ganhando grande espaço, seja pelos gestores de recursos humanos, ou por qualquer outra área da empresa. Quando se fala em desenvolvimento logo se vem a mente a melhoria, ou seja, se renovar.

É difícil falarmos de desenvolvimento sem antes citarmos a capacitação ou "Treinamento", que se trata de toda e qualquer atividade que vise à qualificação, formação ou aperfeiçoamento de uma pessoa.



O lado bom do desenvolvimento, é que este pode proporcionar ao colaborador oportunidades não apenas em seu cargo, mas em qualquer outro da empresa. A medida que a organização cresce, suas necessidades mudam, e consequentemente os colaboradores terão que atender essas novas necessidades. Com isso aprimorar -se e desenvolver-se tem que deixar de ser uma necessidade e passar a ser uma meta da empresa.

O desenvolvimento das habilidades daqueles que já estão habituados com o trabalho em certas ocasiões trazem maior retorno para uma empresa do que uma nova contratação, ou seja, em certos momentos se torna mais vantajoso desenvolver uma competência em um colaborador para que esse realize determinada função; colaborador este que estará sendo simultaneamente estimulado, e assim se sentirá mais motivado por perceber que está sendo reconhecido, do que contratar alguém de fora ou "mão-de-obra especializada" que acarretará em maior custo.

Com premissa para o desenvolvimento de um colaborador necessita-se conhecer quais seus pontos fracos, ou seja, quais os pontos em que ele pode ser mudado e que trará resultados para a empresa. Desenvolver um colaborador seria em tese alavancá-lo um degrau na execução das suas tarefas, ou mais, fazer com que ele desenvolva e aprimore suas habilidades com intuito de obter retorno na execução de suas funções.

O retorno conquistado com o desenvolvimento de um colaborador se refletirá nas atitudes do mesmo e em suas ações. O que mais estimula uma pessoa enquanto colaborador é saber que estão trabalhando por ele, ou seja, é saber que é reconhecido. Então investir neste colaborador, conhecer seu potencial e desenvolver suas capacidades além de estimulá-lo pela busca do crescimento, refletirá diretamente no seu rendimento dentro da empresa aumentando assim sua eficiência na realização das tarefas fazendo com que à empresa ganhe na qualidade destes serviços.

¹Vanderlei Moraes: Administrador de Pessoal e MBA em Gestão de Pessoas.

Postador vanderleimoraes

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta