» » Avaliação de Desempenho


Quando falamos em avaliação de desempenho falamos no ato de estimar o valor dos colaboradores para, primeiro, determinar recompensas e punições e, segundo, dar uma base com vista á troca de idéias e aconselhamentos.

Avaliação de desempenho visa medir o desempenho do colaborador no exercício do cargo, durante certo período de tempo. Por seu intermédio a empresa toma conhecimento da conduta do trabalhador, ou seja, se corresponde ou não as expectativas que a empresa teve com relação e ele. (Aquino (1989 p.199)

A avaliação de desempenho é uma sistemática apreciação do desempenho do individuo no cargo e de seu potencial de desenvolvimento. Toda avaliação é um processo para estimar ou julgar o valor, a excelência, as qualidades de alguma pessoa. A avaliação dos indivíduos que desempenham papéis dentro de uma organização pode ser feita através de varias abordagens que recebem denominações, como avaliação do desempenho, avaliação do mérito etc.

É um meio através do qual se podem localizar problemas de supervisão de pessoal, de integração do empregado à organização ou ao cargo que presentemente ocupa, as dissonâncias, de desaproveitamento de empregados com potencial mais elevado do que aquele exigido pelo cargo, de motivação etc.

De acordo com os tipos de problemas identificados, a avaliação do desempenho pode colaborar na determinação e no desenvolvimento de uma política adequada de Recursos Humanos às necessidades da organização.

A avaliação do desempenho não é um fim em si mesma, mas um instrumento, um meio, uma ferramenta para melhorar os resultados dos recursos humanos da organização. Para alcançar esse objetivo básico, melhorar os resultados dos recursos humanos da organização, a avaliação do desempenho procura alcançar uma variedade de objetivos intermediários.

pode ser efetuada por intermédio de técnicas que podem variar intensamente, não só de uma organização pra outra, mas dentro da mesma organização, quer se trate de níveis diferentes de pessoal ou de áreas de atividades diversas.

Geralmente, a sistemática de avaliação do desempenho humano atende a determinados objetivos, traçados com base em uma política de Recursos Humanos. Assim, como as políticas de Recursos Humanos variam conforme a organização, não é de se estranhar que cada organização desenvolva sua própria sistemática para medir a conduta de seus empregados.

Como, de maneira geral, a aplicação do pessoal é definida conforme o nível e a posição dos cargos, geralmente as organizações utilizam de uma sistemática de avaliação.

Lembro ainda que as avaliações de desempenho, para serem eficazes, devem basear-se inteiramente nos resultados da atividade do homem no trabalho e nunca apenas em suas características de personalidade.


Postador vanderleimoraes

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta