» » » » » » » Formação e Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho

Por Vanderlei Moraes¹

Diante uma era de informatização, conhecimento, de mudanças cada vez mais corriqueiras e da globalização, se torna fundamental que dentro das organizações, tais mudanças entre as relações pessoais e o desenvolvimento dos colaboradores sejam atendidas de forma criativa e imediata.


Nesse novo contexto em que fomos inseridos, algumas dúvidas pairam no ar: como as empresas estão se portando hoje, e como elas estão se preparando para o futuro? E como fazer para que todos trabalhem sempre buscando o mesmo norte? Em busca destas respostas, alguns modelos de gestão vêm se aperfeiçoando. Com o caminhar dos tempos, novas ferramentas sendo desenvolvidas e outras se aprimorando, especialmente as que se referem ao âmbito comportamental.


Uma das novas ferramentas utilizadas neste novo contexto de gestão, trata-se das Equipes de Alto Desempenho. O trabalho individual há certo tempo vem dando espaço para a realização de tarefas em grupo. Isto ocorre porque, as empresas demandam cada vez mais de conhecimentos diferenciados para a obtenção dos resultados almejados, o que leva a formação de equipes de pessoas que se completam nos diferentes departamentos organizacionais.

Com isso, a importância da valorização do trabalho em equipe cresce, e sua importância cada vez mais evidenciada como uma alternativa para que as empresas supram suas necessidades de pessoas altamente capazes, e consequentemente atinjam os resultados desejados.

Ao longo da história, as equipes têm sido um componente chave da realidade organizacional. Seja numa fazenda familiar, uma escola ou pelotão do exército, as organizações precisavam trabalhar como equipes; a diferença era que, uma pessoa era designada a ser o líder, e as demais a receberem e executarem as ordens.

O principio para uma equipe de alto desempenho, é que esta, seja formada por grupos que confiem uns nos outros e estejam comprometidos com o planejamento, todos com o mesmo objetivo, tendo claro e definido o propósito de seu trabalho.

Segundo Parker (1994 p. 53), "a equipe eficaz está interessada na execução do trabalho e na maneira pela qual é executado: tanto os meios como os fins".

Concordam com esta informação Carvalhal e Ferreira (2001) quando asseguram que as equipes estão no melhor de seu desempenho quando baseiam ações numa visão comum e num forte senso de propósito em transformar sua visão em realidade, desenvolvem suas relações através de uma comunicação aberta, fortalecem a confiança e o respeito mútuo entre seus membros, a liderança é compartilhada, seus procedimentos são eficazes, criam e inovam a partir das diferenças individuais.

O que se deve esclarecer, é que em uma equipe de Alto Desempenho, os propósitos têm que ser extremamente claros, principalmente em relação à meta, visão e missão da organização. Quando a visão geral da equipe se torna a mesma, até o clima tende a se tornar mais favorável e propicio a um maior rendimento da equipe; eles se respeitam, ouvem e são mais receptivos às informações recebidas; as divergências tendem a ser melhor recebidas; e o mais importante " a liderança é compartilhada".

O sucesso dessas equipes, na maioria das vezes, é atribuído a capacidade de talentos que as completam, o contrário também ocorre. Tudo vai depender do quanto estão envolvidos equipe e objetivos. Para Parker (1994) as equipes que não funcionam bem, não são simplesmente o inverso das equipes de alto desempenho. Um equipe pode ter alto desempenho em algumas dimensões e não estar se concentrando em outras áreas ou tarefas que estejam críticas na organização. Mesmo se houver um bom resultado e alcance das metas, a equipe ainda não será de alto desempenho se não apresentar missão e metas bem definidas e compreendidas por todos de um mesmo modo.

Os conceitos e práticas utilizados são diversos, e promovem a prática de diagnósticos organizacionais e do estabelecimento de metas. O objetivo principal é sempre o de incrementar a afetividade de um grupo, que precisa trabalhar unido para alcançar a meta.

Para que a equipe se desenvolva e alcance níveis de alto desempenho, é necessário que se crie um ambiente de dialogo aberto e saudável. Isso acaba gerando uma relação de transparência entre todos, gerando um ambiente ético e honesto. Portanto, uma equipe de alto desempenho mantém o enfoque nos resultados, nos objetivos comuns, tanto do individuo como das organizações, a administração por princípios para a tomada de decisões e soluções de problemas, o trabalho em equipe, a integração das habilidades, o reforço do compromisso total, o uso produtividade das diferenças de pensamento e o desenvolvimento do individuo através do fazer, saber fazer e saber estar.


Vanderlei Moraes: Administrador de Pessoal, Cursando MBA em Gestão de Pessoas

Postador vanderleimoraes

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta