» » » » Como perder bons funcionários

Por Monica Souza,


Cada vez é se torna mais importante à valorização do capital humano para a manutenção de bons profissionais nas organizações e essa valorização não é estimulada apenas por remuneração, até porque esse deixou de ser um diferencial do mercado profissional.

O que realmente aconteceu é que o profissional mudou. Hoje ele quer ser visto, ter oportunidade de crescimento e principalmente viver bem! Corre atrás de condições para que isso ocorra, por isso vemos o mercado aquecido e profissionais cada vez mais qualificados brigando por uma recolocação, muito deles empregados.


O que aconteceu é que essa tal geração Y percebeu a força que tem dentro do ambiente corporativo e já não se prende tanto como antes, seus anseios não são só o sustento, querem qualidade de vida, bons benefícios, plano de carreira.


Hoje, um profissional busca oportunidades pelos benefícios que lhe são oferecidos, salário é uma conseqüência do desenvolvimento profissional.Mudar para a empresa e evoluir suas políticas passou a ser um planejamento para a sobrevivência, seja ela pequeno, médio ou grande porte. Algumas ainda relutam e perdem profissionais extremamente experientes que o mercado agarra com prazer.


E ao contrário do que muitos dizem, há alguns colaboradores que são insubstituíveis sim e repor a experiência e o conhecimento é impossível a não ser se esteja desposto a investir alto... Muitos não estão, e trocam 12/6 e esse com certeza é um grande salto para afundar uma empresa. 


Segue mais algumas dicas para futura falência.


1° Não valorize seus colaboradores, deixe-os na zona de conforto, mostre quão insignificante é a sua presença na empresa.


2° Invista na desorganização e na falta de comunicação, com certeza você terá pessoas desmotivadas e sem rumo trabalhando de forma descontrolada pra você.


3° Pra que valorizar pessoas. O negócio e dar resultados, esqueça os processos, busque os números. RH é pra processos de admissão e demissão quem move a empresa são os vendedores.


4° Sempre que existir uma vaga em aberto contrate alguém do mercado, afinal nem vale a pena verificar se há alguém preparado que possa ser promovido, isso nem motivará e renovará as expectativas dos outros.


5° Nunca aceite opinião, não se interesse pelas idéias dos seus colaboradores afinal eles nunca estarão contentes.


6° Priorize os trabalhos individuais assim eles não terão tempo para falar mal da empresa.


7° Não tente reciclar ninguém, se o profissional não deu certo em um determinado setor o problema é com ele, colocá-lo em outro departamento ou verificar seu perfil são perca de tempo.


8° Não mostre interesse caso ele esteja estudando ou buscando conhecimento já tem um cargo. Será que esta procurando outro emprego.


9° Esse negócio de confraternização, lembrancinhas em datas especiais é balela e só serve para promover a bagunça.


10° Considerações finais:Não sei se percebeu que o foco desse manual fala de ‘’pessoas’’e que elas regem sua empresa e crescimento, então se de tudo que está escrito aqui nada serviu para que você reaja e mude seus velhos conceitos de ‘’gestão’’, esqueça tudo que você viu e encare a realidade meu caro. Sua empresa já faliu!


Monica Souza, Assistente de Recursos Humanos, Graduada em Administração de Recursos Humanos pela Unisantanna.

Postador vanderleimoraes

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
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