Olá caros amigos leitores, recebemos a seguinte pergunta;
Comecei recentemente a trabalhar com o departamento pessoal, e estou seguindo o portal corriqueiramente em busca de informações, está muito bom, Parabéns. Bom, eu tinha uma dúvida e gostaria que me sanassem se possível; Quais as principais formas de reajuste salárial, e como se dão?
Abs
Cássio Andrade de Sá
Resposta.
As principais formas de reajustes salariais podem ser concedidos aos colaboradores a título de:
1: Promoção: A passagem de um colaborador que ocupa um cargo numa classe, para outra classe com maior salário e nível de responsabilidade, complexidade. EX: Auxiliar de departamento Pessoal para Analista Jr. de Departamento Pessoal;
2: Enquadramento Salarial: É um reajuste salárial que se dá de maneira a integrar em algum nível da tabela Salarial. É utilizado principalmente em casos que o colaborador foi promovido, e não atingiu as expectativas de desenvolvimento exigidas pelo cargo;
2: Enquadramento Salarial: É um reajuste salárial que se dá de maneira a integrar em algum nível da tabela Salarial. É utilizado principalmente em casos que o colaborador foi promovido, e não atingiu as expectativas de desenvolvimento exigidas pelo cargo;
3: Aumento Salárial por mérito ou desempenho: Entende-se por Mérito a recompensa salárial concedida a colaboradores com desempenho acima do padrão considerado normal para o cargo.
4: Reajuste Coletivo (Data Base): Alteração salárial dada atraves de reajustes com período firmado em Convenções e Acordos Coletivos, realizados entre sindicatos de classe e empresas. São realizados reajustes para todos os colaboradores embasados na convenção.
5: Reajuste por Criação ou Reclassificação de Cargos: Se dá quando um novo cargo é criado ou por necessidade, muitas das vezes por motivo do plano de carreira, alguns cargos apresentam salários divergentes, e para não haver problemas administrativos, são criados novos cargos e assim novos salários. Ex. duas pessoas trabalham como Aux. Administrativo e ganham salários diferentes, ou a empresa igua-la os salários ou muda o cargo, acrescentando alguma outra habilidade aquele cargo com maior salário para diferenciá-lo na descrição de cargos e assim justificar um salário maior.
6: Transferências: Se dá quando o colaborador é remanejado para outra empresa (filial) para um outro cargo, onde o salário é maior, pelo simples fato de ele estar integrando este cargo, seu sálario já deve ser alterado.
Participe do crescimento do Portal Gestão de Pessoas, mandê-nos suas dúvidas, sugestões e Artigos para divulgação, basta encaminhá-los para o e-mail admvanderlei@yahoo.com.br.
Faça parte você também desta Equipe.
¹Vanderlei Moraes: Especializando em Gestão de Pessoas, administrador de pessoal e Financeiro.
Nenhum comentário: