Por: Vanderlei Moraes
Cada vez mais utilizado pelo setor de Recursos Humanos, o termo “turnover” também conhecido como “rotatividade” traduz, na verdade, o percentual de substituição de funcionários que uma empresa possui, servindo assim, como indicador da saúde organizacional, ou seja, o giro entre entradas e saídas de uma empresa.
Dependendo do tipo de organização, se o turnover tiver um alto percentual, por exemplo maior do que 5% (Alguns especialistas dizem ser o indíce médio aceitável, mas quanto menor o indíce mais saudável a empresa) indica que algo está errado na organização. É o momento de analisar o por quê dessa alta rotatividade, TURNOVER pode ser considerado como sinônimo de perda de produtividade, de lucros e da saúde organizacional. Impacta diretamente na motivação pessoal e no comprometimento, que acaba gerando ainda mais absenteísmo, mais rotatividade, criando com isso uma bola de neve para a empresa.
Como Calcular o Turnover:
Trata-se de um cálculo simples, que pode variar conforme a necessidade da empresa, podendo ser aplicado em departamentos e linhas de produção diferentes, sempre avaliando a taxa de índice aceitável.
Segue Cálculo: Entrada + Saída
2 x 100
Total de Funcionários
Dados:
Admissão no Mês ------- 25 (entrada)
Demissões no Mês ----- 20 (saída)
Total Funcionários ----- 300 (total)
Então: 25 + 20 = 45 / 2 = 22,50 (Média Entrada e Saída)
25,5 / 300 = 0,0750 x 100 = 7,5% (Multiplica-se por 100 para chegarmos ao percentual)
Essa empresa teve no mês "x" 7,5% de turnouver.
O cálculo também pode ser utilizado por períodos, trimestres, semestres, bimestres, ou até anualmente. Pois em algusn casos empresas trabalham com produtos sazonais e em certo período do ano a produção é miníma, então aconselha-se uma média anual para chegar à um valor mais preciso.
Aos interessados enviem um e-mail para admvanderlei@yahoo.com.br e solicitem uma planilha de excel para cálculo de Turnover e Absenteísmo, ou solicete por comentário deixnado seu e-mail para contato.
Vanderlei Moras: Administrador de Pessoal especializando em Gestão de Pessoas
Vanderlei, parabens pela matéria. É um assunto bem interessante. Considero o Turnover objetivo quando se faz o acompanhamento da produtividade. Se não houver evolução positiva, então é razoavel aplicá-lo. Também pode ser utilizado quando funcionarios, em determinados setores não correspondem às expectativas e ao que foi contratado. Mas, e quando a empresa tem um ritmo crescente? Tal prática não gera uma preocupação e consequente queda de produtividade?
ResponderExcluirAbraço.
Renato, realmente trata-se de um assunto muito discutido e há controversias, mas, para mim é uma ótima ferramenta. Sua pergunta me martela a cabeça até hoje, penso que pode ser feito da seguinte maneira: Nestes casos o indice de contratações serão consideráveis, então podemos cálcular de forma a não somar certas admissões, exemplificando poderiamos considerar como pós substituição, retirando assim entradas que vem para aumento de quadro, ou em novos funções. Neste caso somariamos apenas a rotação entre funcionários que saem e/ou são substitídos, as novas vagas que se fizerem necessárias em referência ao crescimento não serão colocados na média.
ResponderExcluirE uma grande rotatividade causa preocupações quando o processo é negativo e de substituição, quando é as contratações vem para somar e aumentar o quadro é visto com bons olhos.
Espero ter sido Claro.
Abraço
Por favor me envie a planilha de turnover (karlos_dudu@hotmail.com / carlos.sousa@bilden.com.br)
ResponderExcluirParabéns pela matéria.!
Karlos, o material foi enviado para os e-mails citado. Nós do Portal Gestão de Pessoas agradecemos sua visita e esperamos que possa voltar mais vezes!
ResponderExcluirSucesso
olá, como faço para calcular a rotatividade anual de uma empresa???Obrigado.
ResponderExcluirFavor enviar planilha para cálculo de rotatividade. Agradeço.
ResponderExcluire-mail danielbittencourt@globo.com
Favor enviar planilha para cálculo de rotatividade.
ResponderExcluire-mail rodrigues_martins7@hotmail.com
Obrigado.
Olá Bom dia!
ResponderExcluirFavor enviar planilha para cálculo de rotatividade e absenteísmo para: suellem.nila@gmail.com
Obrigada!
Olá, bom dia!
ResponderExcluirPoderia enviar a planilha para meu email patty.chieri@gmail.com
Obrigada
Olá, bom dia!
ResponderExcluirPoderia enviar a planilha para meu email yglid.camila@gmail.com
Obrigada
bom dia, poderia me enviar a planilja por email argeu_vinicius@clealco.com.br obrigado
ResponderExcluirBoa Tarde, poderia me enviar a planilha adilaveronica@gmail.com
ResponderExcluirpoderia me enviar a planilha Ls.leonel.santos@gmail.com
ResponderExcluirObrigado.
Olá, fui pelo link e não recebi a planilha.
ResponderExcluirPaguei o valor indicado.
ResponderExcluirfavor envia a planilha para o email jeneroso13@gmail.com
ResponderExcluirPor favor me envie a planilha de turnover (sisqsar@gmail.com)
ResponderExcluirParabéns pela matéria.!
Parabéns pela matéria, achei muito interessante, se puder fazer o favor de me enviar tbm, ficarei grata. helenice_haf@yahoo.com.br
ResponderExcluirAt
Helenice