Por: Vanderlei Moraes
A Administração de Recursos Humanos trata especificamente da gestão de pessoas, sendo a área da administração que estuda o suprimento, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle dos Recursos Humanos, com vistas ao atingimento dos objetivos organizacionais e individuais das partes interagentes.
A tarefa básica da administração é fazer as coisas com as pessoas, de modo que a vida em sociedade se torne mais fácil.
Não há desenvolvimento econômico sem Recursos Humanos.
No contexto sociológico da ARH, podemos dizer que administrar pessoas, é zelar por elas, observando as mais variadas formas de ação, e as relações humanas dentro das Organizações.
Administração de Recursos Humanos ou gestão de pessoas é o mesmo que coordenar mão-de-obra de acordo com os interesses de quem necessita dela ou de quem a dispõe para fornecê-la a parte interessada, buscando um equilíbrio entre ambas. Uma gestão de pessoas com qualidade é primordial para que as pessoas sintam-se motivadas para o desempenho de tarefas.
A eficácia na ARH possibilita maiores condições de racionalização do trabalho, auto grau de desempenho, satisfação dos trabalhadores, aumento de produtividade, entre outros fatores positivos que podemos elencar.
Para gerir pessoas, é necessário ter espírito de liderança, visão administrativa e ter algumas noções básicas de psicologia, condições estas que possibilitará melhor compreensão das habilidades e capacidades pessoais no campo das relações humanas.
Um aspecto fundamental para visualização do direcionamento da atividade de RH é atentarmos para sua contribuição crescente na humanização das relações de trabalho.
O gestor de RH deve desenvolver um espírito humanista dentro das relações de trabalho, procurando demonstrar aos indivíduos o valor que tem a pessoa nas organizações.
Vanderlei Moraes: Administrador de Pessoal/Financeiro especializando em Gestão de Pessoas
Para Download deste e dos outros artigos aqui postados basta entrar em nosso grupo, clicando na caixa abaixo.
Nenhum comentário: